Buscar
  • Espaço Ânima

(PAPO SÉRIO) O que é sexualidade?



Todo mundo já ouviu que a sexualidade é um aspecto importante da nossa vida, mas...o que é sexualidade? Na verdade, esse é um termo bastante amplo e abrangente e dificilmente se encaixa em uma definição única e absoluta.


Consideramos que o desenvolvimento da sexualidade é um aspecto biológico do ser humano que é influenciada pelo contexto social, cultural, histórico, psicológico, econômico, político, religioso e éticos em que o sujeito está inserido. Ou seja, a sexualidade pode ser expressada de formas diferentes de pessoa para pessoa, pois recebe forte influência do convívio social.


Dessa forma, a sexualidade começa a se formar lá na infância e na adolescência e vai sendo construída no decorrer de toda a vida. A maioria das pessoas confunde a sexualidade com o sexo, limitando o significado da expressão apenas à relação sexual. Embora a sexualidade também englobe o tema sexo, ela não é só isso.


Podemos dizer que a sexualidade está relacionada com a forma que a gente se coloca no mundo e como nos relacionamos com o outro afim de buscar o prazer. Esse prazer não precisa necessariamente ser o prazer sexual. Pode fazer parte da sexualidade, a necessidade de admiração, autoestima e a satisfação corporal, por exemplo.

Em relação ao sexo, a sexualidade está relacionada ao erotismo, prazer, orientação sexual e reprodução. Implica em sentimento de amor, tesão, necessidades de contato com o outro, carícias, beijos, troca de intimidade e também a sintonia com o outro.


Portanto, a sexualidade se desenvolve a partir da interação social de uma forma especial e profunda através da comunicação do indivíduo consigo mesmo e com o outro. Consequentemente, a sexualidade está diretamente ligada ao bem-estar do indivíduo, pois estar bem consigo mesmo é estar bem com a sua sexualidade.


O ponto importante sobre esse assunto é que, independente da sua visão sobre o tema, você tenha uma relação positiva de compreensão e aceitação da sua própria sexualidade. O esclarecimento de dúvidas e a capacidade de se sentir confortável com seus desejos e sensações colabora para o amadurecimento da sua sexualidade, gerando uma experiência positiva e saudável.


Sabrina Vega

Psicóloga do Espaço Terapêutico Ânima

69 visualizações

                                                      Praça Zacarias, 58, sala 303 - Centro, Curitiba/PR     |      CEP 80020-080

                                                                                        41 99917.9121 / 41 99161.2890         

 

 

                                                                                  © 2020 por Espaço Terapêutico Ânima.

 

 

  • YouTube Social  Icon
  • 20-icone-instagram-2.0