1. O que é a psicoterapia?

 

É um processo que promove a compreensão, reflexão, suporte e superação de conflitos, além do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

A psicoterapia auxilia na ampliação da percepção de si mesmo e do mundo, na descoberta de potencialidades e desenvolvimento de recursos internos. Por meio da psicoterapia, busca-se a construção de novas atitudes diante das dificuldades e a realização de escolhas mais conscientes que possam levar a um aumento de autonomia e amadurecimento psicológico.

 

2. Quais podem ser os benefícios adquiridos?

 

  • Desenvolvimento da capacidade de autogerenciamento;

  • Regulação dos estados emocionais;

  • Desenvolvimento da capacidade de auto-observação e auto-reflexão;

  • Abdicar dos padrões comportamentais vivenciados e criar novos modos de compreender e conduzir a própria vida;

3. Qual é a duração?

 

A sessão de psicoterapia tem duração de 50min , podendo chegar até 1h, no entanto, se a questão diz respeito a duração do tratamento em si, isso acontece de forma variável, sem tempo pré-estabelecido inicialmente. Fatores como a gravidade da situação, contexto de vida, recursos pessoais, desejo de aprofundamento no processo, objetivos terapêuticos, entre outros fatores, poderão influenciar na duração.

Dúvidas Frequentes

4. O que eu preciso fazer?

 

Em um primeiro momento faz-se necessário reconhecer as necessidades e os motivos para buscar um auxilio psicológico. Na sequência avaliar e buscar um profissional(is) capacitado(s) para realizar o tratamento, privilegiando a formação de vínculos satisfatórios com esse(s) profissional(is).

A terapia propõem um espaço no qual a pessoa poderá trazer suas dificuldades e entrar em contato com suas emoções, pensamentos e atitudes em um ambiente livre de preconceitos, julgamentos ou críticas. O sigilo profissional, definido segundo o código de ética do psicólogo é uma das condições primordiais para que o atendimento aconteça.

5. O que é terapia analítica comportamental?

A terapia analítica comportamental se baseia em uma produção cientifica de conhecimento sobre o comportamento (incluindo ações, sentimentos e pensamentos). Possui técnicas e procedimentos cientificamente testados e de eficácia comprovada para diversos transtornos mentais.

O seu diferencial é agir diretamente sobre o planejamento de mudanças que o cliente deseja implementar em sua vida.

 

6. O que é terapia cognitivo comportamental?

 

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) baseia-se na hipótese de vulnerabilidade cognitiva como um modelo de transtorno emocional. Seu princípio básico, que reflete uma postura construtivista, é de que nossas representações de eventos internos e externos, e não um evento em si, determinam nossas respostas emocionais e comportamentais. Nossas cognições ou interpretações, as quais refletem formas idiossincráticas de processar informação e representar o real, constituiriam a base dos transtornos emocionais, os quais seriam definidos, em TCC, mais propriamente como transtornos de processamento de informação. 

Características que a distinguem de outras formas de psicoterapia são o tempo curto e limitado e a eficácia comprovada através de estudos empíricos, em várias áreas de transtornos emocionais.

                                                      Praça Zacarias, 58, sala 303 - Centro, Curitiba/PR     |      CEP 80020-080

                                                                                        41 99917.9121 / 41 99161.2890         

 

 

                                                                                  © 2019 por Espaço Terapêutico Ânima.

 

 

  • YouTube Social  Icon
  • 20-icone-instagram-2.0